Wireless UDESC e EDUROAM

A forma de autenticação para a rede WL-UDESC utilizada pelos servidores, professores e alunos foi alterada. A partir de agora, o usuário e senha para acesso é o mesmo utilizado pelo ID UDESC (ID UDESC) e o método de autenticação é o 802.1x.

Para acesso à rede wireless da UDESC, é necessária a configuração nos sistemas Windows. Para obter instruções de configuração favor selecionar a versão do sistema:

Microsoft Windows

Linux

Android ou Outros Sistemas

Para outros sistemas, como por exemplo Android ou outras versões de Linux, utilizar as seguintes especificações:

Nome da rede/SSID: WL-UDESC

Tipo de Segurança: WPA2-Enterprise

Tipo de Criptografia: AES

Autenticação: EAP Protegido (PEAP)

Autenticação de fase 2: MSCHAPv2

O que é a autenticação 802.1x

IEEE 802.1X é um padrão IEEE para controle de acesso à rede com base em portas. O modo EAP do WPA e do WPA2 utiliza autenticação 802.1X em vez de chaves PSK, oferecendo a possibilidade de dar a cada usuário as suas próprias credenciais de login: nome de usuário e senha. As chaves únicas de pré-sessão, utilizadas pelo 802.1x, também impedem os usuários de espiarem o tráfego uns dos outros.

A rede WL-UDESC-PORTAL é aberta para conexão, mas solicita a identificação do usuário através de um portal web (captive portal). O usuário e senha para acesso é o mesmo utilizado pelo ID UDESC (ID UDESC).

O usuário e senha para acesso é o mesmo utilizado pelo ID UDESC (ID UDESC) acrescido do domínio @udesc.br e o método de autenticação é o 802.1x.

Para acesso à rede wireless da UDESC, é necessária a configuração nos sistemas Windows e Ubuntu, do mesmo modo da rede WL-UDESC. Para obter instruções de configuração favor selecionar a versão do sistema:

Microsoft Windows

Outros Sistemas

Para outros sistemas, como por exemplo Android ou outras versões de Linux, utilizar as seguintes especificações:

Nome da rede/SSID: eduroam

Tipo de Segurança: WPA2-Enterprise

Tipo de Criptografia: AES

Autenticação: EAP Protegido (PEAP)

Autenticação de fase 2: MSCHAPv2

Identidade: usuário@udesc.br

O que é o eduroam?

Esse serviço, que foi desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa e oferece o acesso simples, rápido e seguro à internet sem fio de instituições de mais de 60 países (confira os locais) sem que haja a necessidade de o usuário ter diversos logins e senhas.

Para usar o eduroam, basta configurá-lo no computador, celular ou tablet, em um dos sistemas operacionais (Android, iOS, Ubuntu ou Windows 7) para detectar e poder acessar uma das redes sem fio cadastradas de forma automática.

Desse modo, os alunos, professores e técnicos da Udesc já podem acessar a internet de milhares de universidades em diferentes cidades do Brasil e do mundo utilizando apenas o login e a senha do ID UDESC.

Por outro lado, estudantes, docentes e técnicos de instituições brasileiras e estrangeiras terão acesso à internet da Udesc com o login e a senha da sua universidade de origem.