ceplan:public:impressoras

Para utilizar uma impressora pela primeira vez ou para acessar uma pasta pessoal (ou de um grupo) de escaneamento, é necessário acessar o servidor de impressão da UDESC/CEPLAN. Para tanto, siga os passos:

  1. Vá em “iniciar” (ícone do windows) e digite: “\\PS-01-CEPLAN” caso esteja na unidade da Vila São Paulo, ou “\\PS-02-CEPLAN” caso esteja na unidade da Centenário. Outra alternativa é abrir uma pasta qualquer e na barra de endereço digitar o mesmo caminho informado;
  2. Caso você ainda não tenha feito uma autenticação, será exibida uma tela de login. Utilize seu usuário e senha do ID UDESC.
  3. Após realizar o login, serão listadas as impressoras e pastas de escaneamento disponíveis na rede. Note que você não terá permissão para acessar a pasta de escaneamento de outras pessoas ou grupos de que não faça parte.

A primeira utilização de uma nova impressora, ou uma impressora desconfigurada em seu sistema, exigirá alguns procedimentos iniciais:

  1. Siga o passo a passo apresentado na seção 'Encontrando Impressoras';
  2. Na lista de impressoras e pastas de escaneamento, dê um duplo clique sobre a impressora que deseja utilizar;
  3. Os drivers da impressora serão instalados (caso não estejam), sendo necessário confirmar a autorização durante o processo;
  4. Pronto! A impressora está configurada em seu computador. Agora a impressora recém configurada será listada ao tentar imprimir um documento.

Esta seção ainda não está pronta :(

Meu computador é compartilhado e não consigo acessar minha pasta de escaneamento

Caso seu computador seja compartilhado e outra pessoa já tenha realizado o login no servidor de impressão (ver seção 'Encontrando Impressoras'), será necessário forçar a saída (logoff) desta outra conta para somente então poder utilizar o seu login e senha. Para tanto, algumas ações podem ser tomadas:

  • Caso a autenticação tenha sido feita com a opção de lembrar a senha:
    1. Clique em iniciar (ícone do Windows) e digite: “Gerenciador de Credenciais”. Clique sobre a opção listada com este nome (ícone de um cofre);
    2. Na janela que se abre, selecione a opção “Credenciais do Windows”;
    3. No item “credenciais do windows” deve haver uma opção com o nome do servidor de impressão (\\PS-01-CEPLAN ou \\PS-02-CEPLAN). Clique na seta ao lado desta opção e então selecione o link “remover” respectivo a este item;
    4. Por fim, é necessário fazer um dos procedimento como se a autenticação tivesse sido feita sem lembrar da senha (abaixo)
  • Caso a autenticação tenha sido feita sem lembrar a senha:
    1. [Opção 1] Faça logoff ou reinicie o computador;
    2. [Opção 2 - Avançado] Abra o programa “cmd”. No prompt que se abre, digite “net use”. Uma lista das redes nas quais se está autenticado serão exibidas. Encontre o nome da rede do servidor de impressão (\\PS-01-CEPLAN ou \\PS-02-CEPLAN) e guarde o nome completo, o qual será denominado aqui como NOME_REDE_COMPLETO. Na sequência, ainda no prompt, utilize o comando “net use NOME_REDE_COMPLETO /delete”. Execute este comando para todas as entradas que apresentarem o nome do servidor de impressão. Para conferência, execute novamente o comando “net use” para verificar se as entradas foram removidas e tente acessar novamente o servidor de impressão desejado. Caso o login e senha sejam requisitados, o procedimento foi bem sucedido e você poderá fazer login com suas credenciais.
  • Última modificação: 2020/05/22 21:49
  • por DIEGO BUCHINGER